terça-feira, 25 de setembro de 2007

Eddie(Mascote)

.:HISTÓRIA DO EDDIE:.
O mascote da torcida Força Jovem do Vasco, o Eddie, nasceu no final dos anos 70, na Inglaterra. Dave Lights (que trabalhava como técnico de iluminação dos shows de uma iniciante e promissora banda de heavy-metal, o Iron Maiden) bolou uma imagem de uma caveira que ficava em um painel junto ao logo da banda, alguns shows se passaram e a imagem ia ganhando efeitos como fumaça que saia da boca e das narinas, além de luzes nos olhos, diga-se de passagem, tudo muito primário em relação as inovações que anos mais tarde apareceriam. Até então era só a cabeça do Eddie, foi quando o grupo conheceu Derek Riggs que desenhou o tão esperado copro para Eddie.


O Iron grava seu primeiro LP, e coube ao artista plástico Derik Riggs fazer a capa deste e dos futuros discos, e em cada álbum lançado o trabalho de Riggs era apreciado tanto quanto, ou até mais, do que a banda. Eddie ficou imortalizado nas suas várias encarnações: um assassino, samurai, um louco no manicômio, uma múmia, um cyber-assassino e muitas outras, sempre caracterizado em cada tema nas apresentações ao vivo do Iron: nos painéis e esculturas de fundo de palco e na versão "carne e osso" com mais de 3mts de altura.
CAPA DO 1º LP: IRON MAIDEN
a primeira encarnação do Eddie.
.:EDDIE "ESTRÉIA" NO MARACANÃ:.
Com status de mega-banda, o Iron Maiden conquista milhares de fãs em todo o mundo, e no Brasil as coisas não poderiam ser diferentes.... As portas para o Iron Maiden se abriram graças a primeira edição do Rock In Rio, realizado em janeiro de 1985. Seus discos começam a ser lançados aqui e coube a fãs da banda que eram de uma torcida organizada, a Força Jovem do Vasco, mais ou menos 2 anos mais tarde, em uma atitude de vanguarda (nenhuma torcida até então havia feito essa associação), estampar em uma de suas bandeiras a imagem no Eddie, que era capa do álbum The Number Of The Beast.

a 1ª bandeira da FJV com o eddie

a 2ª bandeira da FJV com o eddie
.:A FJV ABRAÇA DE VEZ SEU MASCOTE:.
Em 1989 Eddie cai de vez nas graças da torcida, se tornando seu mascote oficial. Um adesivo com sua imagem é criado, dando início aos inúmeros que viriam e elevariam o status dos adesivos da Força nos quesitos criatividade e beleza. Já no início dos anos 90, vários integrantes da Força, inspirados, começaram a pintar imagens do Eddie nas costas de suas camisas, logo abaixo do "Força Jovem". Na mesma época a torcida adota de vez a identidade visual que conhecemos até hoje: seu logotipo passa a ser de características góticas, a cruz de malta é modificada (ganhando uma outra "cruz branca" no centro) e junto com a imagem do Eddie, se torna, sem sombra de dúvida, a identidade visual mais bonita de todas as torcidas organizadas do país. As salas da torcida em São Januário e no Maracanã receberam pinturas novas, destacando o mascote. No Campeonato Carioca de 1992 a torcida apresenta seu primeiro bandeirão (o maior do país até então), e estampado nele, o Eddie do "The Number Of The Beast" está junto com uma caravela.

o projeto do 1º bandeirão...

...ele dando show no maracanã
Nem precisamos mencionar que nas torcidas adversárias houve inúmeros casos de deslocamentos de maxilares, decorridos dos queixos caídos... Mais tarde, a Força cria uma nova faixa usando a imagem do Eddie no canto. E como já havia tempo que a Força Jovem estava dividida em famílias (determinando as regiões do Rio de Janeiro), inúmeras bandeiras de famílias com Eddie começavam a aparecer nos jogos. Em um concurso realizado para saber qual era o melhor mascote, o Eddie representou muito bem a FORÇA JOVEM, e ganhou disparado o concurso.
.:O RECONHECIMENTO DO IRON MAIDEN:.
Os integrantes do grupo se sentiram honrados por verem a imagem de seu mascote associado a uma torcida de um time de futebol (a Força Jovem foi a primeira em todo mundo a fazer isso), já que eles eram fãs do esporte e admiradores incondicionais do futebol brasileiro. Como reconhecimento do carinho da torcida, em uma visita ao país para divulgação do disco The X-Factor, presenteiam a FORÇA JOVEM com um "Troféu" com o Eddie em uma cadeira elétrica (era uma miniatura real do que estavam usando nos shows). O "presente" está exposto na sede para os "Curiosos" olharem!!!
.:O GAROTO PROPAGANDA DA TORCIDA:.
Se antes a camisa da FORÇA JOVEM do Vasco era a camisa mais bonita de todas as torcidas organizadas do Brasil, o que representaria se oficialmente fosse colocada a imagem do Eddie? Mais uma vez a FORÇA JOVEM deu um passo à frente, no final de 1995, acrescentou nas costas da camisa (logo abaixo do "Força Jovem") a imagem do Eddie bordada.

Na campanha do Campeonato Brasileiro de 1997, enquanto em São Januário, no Maracanã ou em qualquer outro estado os ecos de "ahhhh é Edmundo..." eram os mais ouvidos, o bandeirão da 27ª Família, do Espírito Santo, dava show, desta vez a imagem do Eddie era da capa do disco "Killers". E para a decisão envolvendo Vasco e Palmeiras, a FORÇA JOVEM nos brindou com mais um exemplo de criatividade: um busto gigante do Eddie foi criado para incrementar ainda mais as arquibancadas, mas a polícia impediu que ele entrasse no Maracanã, alegando que poderia ter problemas de segurança... Uma pena, mas com o Vasco Campeão, a festa de comemoração foi na quadra da escola de samba Unidos da Tijuca (que no ano seguinte homenagearia o Vasco pelo seu centenário)... Elá estava o Eddie ensaiando uns passos, provando mais uma vez que a mistura de samba, rock e alegria só a Força Jovem proporciona.

1 comentários:

drika disse...

olá! alguém tem o e-mail do Eddie, sou amiga dele daqui de sampa e fazem uns 18 anos que não falamos , caso alguém tenha favor enviar para o email drikakron@hotmail.com